Cinemateque


Desafio no Bronx by blogcinemateque
maio 30, 2008, 7:09 pm
Filed under: Luciano Lima

A estréia de Robert de Niro como diretor ganha pela simplicidade da história contada. Recheado de aspectos que fizeram do bairro novaiorquino bastante conhecido pela violência e domínio de mafiosos, o longa tem como base a vida de um garoto e seu amadurecimento perante as situações do lugar.

Calogero (Francis Capra) é uma criança que, como qualquer outra, se impressiona pelo poder. É exatamente o que Sonny (Chazz Palminteri) representa com tantas pessoas prontas para obedecer à sua volta. A aproximação entre os dois acontece após um assassinato do qual Calogero é testemunha e Sonny culpado, mas o garoto decide não entregá-lo a polícia, o que gera uma espécie de admiração inicial do mafioso pelo garoto. Toda essa aproximação é extremamente hostilizada por Lorenzo (Robert De Niro), pai do garoto.

O roteiro é baseado na peça de mesmo nome, escrita por Chazz Palminteri, e capta muito bem a época em que grupos criminosos dominavam a periferia das grandes cidades com punhos de ferro e uma pitada de estilo. Palminteri tem uma visão bastante objetiva sobre como as companhias e até mesmo o próprio bairro influenciam nas mudanças de percepção de Calogero usando o personagem para servir de espelho para vários temas como más companhias e o preconceito irracional da época.

Enquanto isso De Niro opta por seguir um grau de direção mais seco, dando espaço para que as atuações e situações falem por si. Ele próprio, como de costume, oferece uma interpretação intensa de um pai de família incapaz de competir com a riqueza e o poder de Sonny, sendo obrigado a dividir a educação do filho com um fora da lei. Na verdade Lorenzo também se passa como preconceituoso sempre pronto a julgar o mafioso independente do que tenha feito.

Desafio no Bronx é um filme que consegue, através da simplicidade que habita em seus relatos, reunir pontos importantes na formação do caráter: experiências (erros e acertos), julgamentos e consciência.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: